Gruta Nossa Sra. de Lourdes

Pe. José Zimmermann, devoto fervoroso de N. S. de Lourdes e pároco em Saquarema, por volta de 1947, deslumbrado com a incrível semelhança entre a Gruta de Lourdes na França e a de Saquarema, seguiu ao apelo de seu coração e mandou vir daquele país imagens de N. S. de Lourdes e a da Santa Bernadete. Conta-se que em Lourdes, na França, Bernadete Soubirous, filha de camponeses pobres, sofria de asma crônica. Mesmo doente, apesar das recomendações de sua mãe, foi com a irmã Toinete apanhar lenha.

Na volta, com enorme feixe de lenhas na cabeça, Bernadete ficou com medo de atravessar o canal debaixo da gruta, pois a água estava muito gelada, ele poderia ficar doente. Pensou muito e resolveu atravessá-lo. Ao retirar uma das meias, ouviu um barulho como "um pé de vento". Olhou, mas nada viu. Como tudo estava quieto, começou a retirar a outra meia. De repente uma luz suave apareceu na penumbra da Gruta. No meio dela, surgiu uma dama maravilhosa, vestida de branco. Ela abriu os braços, convidando-a. Bernadete apavorou-se. Pegou o terço e rezou efusivamente. Ela convidou-a novamente, mas diante da recusa desapareceu.

Bernadete retirou a meia e atravessou o canal. Para sua surpresa a água estava ligeiramente aquecida. Sua irmã, já na frente, além de não acreditar em nada, espalhou a notícia da aparição por toda redondeza. Apesar da proibição da mãe, por insistência das pessoas, Bernadete volta a Gruta e novamente a imagem aparece. Foram 18 aparições. Diante das evidências, multidões em romaria dirigiam-se à Gruta em louvor a Nossa Senhora, mãe de Jesus; chamada Lourdes em homenagem ao lugar em que apareceu. Diante da semelhança entre as Grutas o Pe. José Zimmermann construiu no lugar um altar, onde rapidamente o povoado seguia em romaria fazendo seus pedidos à Mãe Santíssima, protetora daqueles que se extraviam, indicando o caminho da oração e da penitência, oferecendo aos que sofrem as graças e os prodígios de vossa soberana bondade.

A imagem da Santa, localizada na gruta próxima à Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, bem como sua proximidade com o mar, formam um conjunto arquitetônico-religioso deslumbrante.

ENDEREÇO: Anexo à Igreja de N. S. de Nazareth

HORÁRIO DE VISITAÇÃO:

Todos os dias, de 9h às 11h e de 14h às 17h

DISTÂNCIA: 150m

COMO CHEGAR:

ÔNIBUS: Não é necessário.

CARRO: Seguir até a Praça do Canhão. A gruta fica logo à frente, ao lado direito da Igreja