Igreja N. S. Conceição
O primeiro sacerdote que celebrou em Sampaio Corrêa (antigo Mato-Grosso de N.S. da Conceição) foi o espanhol Frei João Garcia, residente neste lugar por espaço de 14 anos, onde tinha um oratório no qual celebrava a missa.
Depois mudando-se para terras de Joaquim de Almeida Nasques, onde também edificou casa e oratório ai celebrava todos os atos religiosos com licença do respectivo pároco de Saquarema, morando 16 anos nessa terra, onde faleceu à 28 de novembro de 1859, contando 77 anos de idade. Seu corpo foi sepultado no Jazigo da Igreja Matriz.
Tendo Dona Clara Maria de Jesus, viúva de Almeida Marques, feita doação de 2 1/5 hectometros de terras a N.S. da Conceição, no lugar em que o mesmo Frei João Garcia tinha edificado a casa e oratório com fim de fazer-se uma Capela sob a invocação da mesma Senhora da Conceição, e falecendo essa senhora a 1 de fevereiro de 1874 o Barão de Saquarema José Pereira dos Santos, edificou a expensas suas a Igreja, oferecendo-a ao Governo Provinçal em fevereiro de 1873 e falecendo em 3 de agosto de 1874. A primeira missa celebrada nessa Igreja foi pelo Capelão Padre Rufino José Alvares.?
ENDEREÇO: SAMPAIO CORRÊA
DISTÂNCIA: 18Km
HORÁRIO DAS MISSAS:
Quartas - 18:00h
Domingos - 08:00h
COMO CHEGAR:
ÔNIBUS: Pegar ônibus da viação Rio Lagos sentido Serra de Mato Grosso e saltar após o Posto de Saúde.
CARRO: Atravessar a ponte no Centro seguindo a Avenida Saquarema em sentido a Bacaxá. Alcançar a Avenida Amaral Peixoto, e virar à esquerda no posto Texaco, sentido Rio. A Igreja fica ao lado esquerdo, logo após o Posto de Saúde.